Qualificação profissional

Minha foto
Zootecnista pela Universidade de São Paulo com Especialização em Melhoramento Genético Animal na França. Carreira profissional na Gestão Executiva de empresas nacionais e multinacionais do Setor de Genética Animal - Alta Genetics do Brasil, Sersia Brasil Inseminação Artificial, Yakult S/A Indústria e Comércio, Sete Estrelas Embriões, Fundação Bradesco - PECPLAN e Banco de Crédito Nacional - BCN Agropastoril. Na foto, um dos importantes títulos recebidos ao longo de uma carreira profissional de 27 anos de serviços prestados a pecuária de corte tropical, "Prêmio Nelore de Ouro - Personalidade Empresarial do ano".

quinta-feira, 29 de julho de 2010

HABILIDADE MATERNA e sua importância para o Melhoramento de gado de corte



O efeito materno está relacionado às diferenças no peso ao nascimento, ou na taxa de ganho do nascimento até o desmame, causadas pelas diferenças no ambiente materno fornecido pelas vacas durante a gestação e amamentação. Os efeitos maternos são considerados como efeitos ambientais que influenciam a prole e são determinados por fatores genéticos e ambientais.
A seleção para habilidade materna exige que se conheça influência da vaca na expressão de características pré-desmama de seus filhos, pois estas serão utilizadas como critérios de seleção. Além disso, existem demandas específicas quanto ao conjunto de informações coletadas, modelos estatísticos utilizados e recursos computacionais disponíveis.

Caracterização dos efeitos maternos
Observando a formação do genótipo de um indivíduo, tem–se que a contribuição é metade dos genes de cada progenitor. Entretanto, a contribuição da mãe para o fenótipo do seu filho se dá não apenas pela transmissão de efeitos genéticos, mas também por meio da expressão dos efeitos maternos, ou seja, fenótipo da mãe para habilidade materna.
Enquanto, para a cria, a habilidade materna é um efeito ambiental, para a mãe, é um efeito genético herdado dos pais, de maneira que a superioridade genética de uma vaca para habilidade materna é fruto de genes herdados de seus progenitores, pois ambos contribuíram com 50% do seu valor genético.
Sendo assim, a influência materna é fruto do genótipo da mãe e da ação ambiental que
potencializa ou inibe a expressão deste genótipo. Considerando isto, a existência de variabilidade genética para habilidade materna e a diversidade de ambientes a que as fêmeas são submetidas, podem ser fontes de variação importantes em características de desempenho de bovinos.
Outro aspecto dos efeitos maternos é a expressão destes com uma geração de intervalo entre a expressão da vaca e da prole e com duas gerações de intervalo entre o reprodutor e a filha. Tal fato dificulta o entendimento e mensuração dos efeitos maternos com vistas ao melhoramento genético.

Melhoramento genético da habilidade materna de bovinos de corte
O cruzamento entre raças e a seleção de indivíduos geneticamente superiores são,
basicamente, os processos utilizados para promoção do melhoramento genético em bovinos de corte.

Uso de cruzamentos no melhoramento genético da habilidade materna
Os objetivos do cruzamento são aproveitar as diferenças genéticas existentes entre as raças para uma determinada característica e a agregar características desejáveis no mesmo indivíduo, por meio de acasalamentos de animais de raças com superioridade de desempenho em caracteres desejáveis.
A utilização do cruzamento, para promover o melhoramento da habilidade materna em gado de corte, pode estar associada a sistemas de produção de carne mais intensivos, que demandam pesos ao desmame mais elevados, diminuindo o tempo de permanência do animal em confinamento e ou sob suplementação.
Importante observar, no entanto, que a utilização do cruzamento como ferramenta
promotora de melhoramento genético, pressupõe a ocorrência de raças com superioridade genética para algumas características específicas, determinando que resultados positivos no cruzamento estejam fortemente associados ao processo de seleção.

Seleção para habilidade materna em bovinos de corte
A habilidade materna está relacionada com a produção de leite e com o cuidado da mãe com a cria. Ao selecionar-se para habilidade materna se deseja identificar vacas que apresentem maior cuidado com a cria e que produzam maior quantidade de leite. A partir disso, surge um questionamento básico, como medir a produção de leite e o cuidado da vaca com o bezerro em bovinos de corte, com intuito de avaliar a habilidade materna?
Existem técnicas que utilizam o peso do bezerro antes e após as mamadas como indicador da produção de leite. Mas, na maior parte das situações, a habilidade materna é medida, de forma indireta, a partir do desempenho das crias no período pré-desmame, por meio do peso ao desmame, do ganho de peso do nascimento ao desmame, etc... Essa prática pode tornar-se uma grande fonte de erros quando não se entende que as medidas de características do período pré-desmame contém a expressão do potencial genético do bezerro para ganhar peso e a expressão do potencial genético da vaca para cuidar da cria e produzir leite.
Considerando o exposto e as dificuldades de estabelecimento de uma característica que trate exclusivamente da habilidade materna em bovinos, estabeleceu se como critérios de seleção para habilidade materna, característica de desempenho pré-desmame ou índices de seleção que ponderem estas características.
Ao observar as características de desempenho pré-desmame, teremos a expressão de 2
genótipos, o primeiro, do bezerro, chamado efeito genético direto, representando o potencial genético de crescimento do próprio animal e o segundo, da vaca, representando a habilidade materna, chamado de efeito genético materno.
O impacto dos efeitos genéticos maternos sobre o peso ao desmame da cria, pode ser negativo ou positivo, pois, a habilidade materna, para o bezerro, é um efeito ambiental que pode inibir ou permitir a expressão total do potencial de crescimento do animal no período pré-desmame. Filhos de vacas com habilidade materna superior têm maiores chances de apresentarem desempenho superior até o desmame, desde que tenham potencial genético de crescimento.
Dessa forma, se torna impossível desassociar a seleção para habilidade materna da seleção para desempenho pré-desmame. Isto implica que estas características possuam associação genética positiva, ou nula. Contudo encontram-se referências a valores negativos para a correlação genética entre os efeitos diretos e maternos em características pré-desmame.
A correlação genética negativa entre efeito direto e materno implica em que parte do ganho em potencial de crescimento, obtido em uma determinada geração, poderia ser anulado na geração seguinte, pela expressão da habilidade materna no fenótipo das progênies das vacas selecionadas. Isto em função da atuação antagônica dos genes na expressão das duas características.
Um fator complicador é a diferença de uma geração na expressão dos efeitos diretos e
maternos, cuja associação é medida por am r . Pois o potencial para crescimento pré-desmame de um animal está confundido com a habilidade materna de sua mãe, e no caso de fêmeas a expressão da sua habilidade materna está vinculada à expressão do potencial de crescimento de sua prole no período pré-desmame.
Para separação adequada dos efeitos genéticos em diretos e maternos e dos efeitos maternos em genético e ambiental, e medição precisa de am r , é necessário, um conjunto de dados contendo informações de desempenho no período pré-desmame das mães, o maior número de informações de filhos por vaca, e a maior quantidade de informações a respeito do parentesco das fêmeas em reprodução.
Estas informações permitem a diferenciação das matrizes de relacionamentos dos efeitos genéticos diretos, genéticos maternos, permanentes de ambiente materno. De acordo com o descrito anteriormente, pode-se observar que se um número elevado de vacas tiver apenas um filho, as três matrizes apresentam formas semelhantes, o que repercute negativamente na qualidade das estimações das herdabilidade diretas e maternas, e nas predições das DEPs diretas e maternas.

Implicações
Em sistemas intensivos de produção de carne em que os animais são abatidos muito
precocemente, o peso do animal ao desmame é uma característica de extrema importância, em função da participação relativa desta medida no peso final dos animais. Dessa forma, ao selecionar os reprodutores que gerarão animais que serão submetidos a este sistema é importante considerar os efeitos maternos, que influenciarão diretamente o desempenho pré-desmame e indiretamente no desempenho final dos animais.
Nas situações em que o produto de comercialização é o bezerro e que a remuneração é
diferenciada em função da qualidade do produto, o ambiente materno apresenta importância relativa elevada, pois está fortemente associado com o desempenho pré-desmame fator determinante na viabilidade e qualidade do bezerro. Nestas situações os critérios de seleção devem conter caracteres relacionados com habilidade materna e desempenho pré-desmame.
Em sistemas de produção em que o período pré-desmame é muito inferior ao período pós-desmame os efeitos maternos apresentam pequena influência sobre o peso final, uma vez que o desempenho pós-desmame é fracamente influenciado pelo ambiente materno. Nestas situações entende-se que características relacionadas com desempenho pós-desmame tenham maior ponderação nos índices de seleção, o que diminui a importância dos efeitos maternos.
Considerando que a seleção para habilidade materna acarreta aumento do potencial genético para produção de leite. É possível que haja incremento das exigências nutricionais das vacas, o que implica no melhoramento das condições de alimentação destes animais, para que estas expressem a totalidade do seu potencial genético.
Considerando que o sistema de produção de bezerros de corte no Brasil é predominante
realizado em pastagens cultivadas ou nativas, é necessário que o processo de seleção de considere esta realidade. Deve-se entender que a seleção para habilidade materna não está relacionada com altos níveis de produção de leite, mas com o suprimento das exigências nutricionais do bezerro e a conseqüente promoção de um ambiente que permita a expressão de todo o potencial genético para crescimento.

Um comentário:

  1. A habilidade materna se torna ainda mais importante, quando é levado em conta também a grande capacidade de divisão celular em bezerros novos. Quanto mais novo maior é a capacidade de ganho de peso.

    ResponderExcluir