Qualificação profissional

Minha foto
Zootecnista pela Universidade de São Paulo com Especialização em Melhoramento Genético Animal na França. Carreira profissional na Gestão Executiva de empresas nacionais e multinacionais do Setor de Genética Animal - Alta Genetics do Brasil, Sersia Brasil Inseminação Artificial, Yakult S/A Indústria e Comércio, Sete Estrelas Embriões, Fundação Bradesco - PECPLAN e Banco de Crédito Nacional - BCN Agropastoril. Na foto, um dos importantes títulos recebidos ao longo de uma carreira profissional de 27 anos de serviços prestados a pecuária de corte tropical, "Prêmio Nelore de Ouro - Personalidade Empresarial do ano".

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O Produtor brasileiro, o verdadeiro herói



Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o rebanho brasileiro é composto de aproximadamente 177,73 milhões de bovinos livres da enfermidade, seja com ou sem vacinação, no Brasil. Fazendo do com que o rebanho brasileiro adquira o atual status de ser o maior rebanho do mundo nesta condição.
O rebanho que mais se aproxima da condição do Brasil é o norte-americano, onde o todo o gado é livre de febre aftosa sem vacinação e alcança cerca de 94,5 milhões de cabeças, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Depois dos Estados Unidos, os 27 países membros da União Européia perfazem, juntos, outro grande aglomerado de animais livres de febre aftosa. Nestes países são cerca de 88,4 milhões de bovinos considerados livres da doença.
A Argentina possui cerca de 54,2 milhões de bovinos na mesma condição e o rebanho livre de febre aftosa da Austrália possui 27,3 milhões de cabeças.
A Índia, onde bovinos e bubalinos somam 281,4 milhões de cabeças, não é considerada livre da enfermidade.
Mesmo tendo o maior rebanho livre de febre aftosa do mundo o Brasil não consegue acessar mercados mais exigentes para a carne bovina, pois algumas áreas do nosso território ainda não são consideradas livres da doença.
Portanto como podemos constatar pelos números, ainda não fizemos totalmente a nossa lição de casa, que exige um comportamento sério de nossas autoridades frente aos organismos internacionais, lideranças que realmente representem os interesses dos produtores, maior conscientização de toda a cadeia produtiva sobre os benefícios diretos e indiretos das certificações de processos e finalmente uma política de governo voltada ao desenvolvimento de um dos mais importantes segmentos de nossa economia.
A verdadeira âncora do sucesso da política econômica do atual governo foi a movimentação positiva do PIB do Setor de "Agribusiness", tanto no aumento do volume produzido quanto na evolução da produtividade por anos consecutivos. E foi exatamente este extraordinário desempenho do Setor, a base central do controle de inflação e da melhoria da balança comercial, que vem dando sustentação ao bom desempenho econômico do país nos últimos anos. Mas apesar desta realidade incontestável, o que estamos assistindo neste governo é a politização sem conteúdo de um debate sem sentido entre agricultura familiar e agronegócio, um verdadeiro desmonte do Ministério de Agricultura quando se trata de pensar estrategicamente o papel do país na produção global de alimentos no futuro, o completo desrespeito em relação às necessidades do produtor, o fomento irresponsável via financiamentos com recursos públicos resultando na concentração exagerada do poder de compra em poucas industrias, e não menos importante cabe destacar a conivência criminosa com movimentos políticos que pouco ou nada tem à ver com a ocupação territorial produtiva de nosso país promovendo um ambiente contrário a produção em escala capaz de gerar empregos, impostos e divisas...E poderíamos continuar enunciando o pouco caso do atual governo com um dos Setores mais importantes de nosso país, pois nossa história é recheada de exemplos de trabalho árduo, honesto e dedicado de gerações e gerações de pioneiros lavradores e criadores, que formaram a base de nossa sociedade e de nossa cultura. Realmente os produtores brasileiros merecem muito mais, pois são eles os verdadeiros heróis! As eleições estão próximas, é hora de pensar no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário