Qualificação profissional

Minha foto
Zootecnista pela Universidade de São Paulo com Especialização em Melhoramento Genético Animal na França. Carreira profissional na Gestão Executiva de empresas nacionais e multinacionais do Setor de Genética Animal - Alta Genetics do Brasil, Sersia Brasil Inseminação Artificial, Yakult S/A Indústria e Comércio, Sete Estrelas Embriões, Fundação Bradesco - PECPLAN e Banco de Crédito Nacional - BCN Agropastoril. Na foto, um dos importantes títulos recebidos ao longo de uma carreira profissional de 27 anos de serviços prestados a pecuária de corte tropical, "Prêmio Nelore de Ouro - Personalidade Empresarial do ano".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Por que investir em Nelore?!



O ano 2009 para a astrologia chinesa será governado pelo boi, e “sob o domínio do boi, o sucesso não será obtido sem muito trabalho, paciência e disciplina.
Em todos os lugares do mundo as pessoas estão neste momento preocupadas sobre o que o futuro trará e todos estamos esperando por notícias de confiança. O mercado de ações está em turbulência, o preço do petróleo despencou, o Dólar Americano está valorizado frente a praticamente todas as moedas, a confiança no sistema financeiro mundial está desgastada e a disponibilidade de crédito está se encolhendo.
No entanto, numa escala global, a produção de alimentos continua sendo prioritária, com a demanda de alimentos em crescimento, estudo da FAO revela que o consumo de carne bovina crescerá mais de 60% em 10 anos, e o principal crescimento virá dos países em desenvolvimento, e em contrapartida a oferta está se estagnando nos principais países produtores, com isso a procura de ativos pecuários irá se acentuar cada vez mais, o que irá conduzir a preços mais elevados a médio prazo, o que deve gerar uma nova onda de investimento no "seguro" setor de produção e industrialização de carne e de leite, dada a garantia dos ativos que a terra e os animais trazem para a esta valiosa equação. E a resultante deste movimento será a necessidade dos criadores em expandir suas operações para acompanhar esta nova demanda do mercado.
Se analisarmos a produção mundial de carne bovina vamos constatar que o futuro indica que a atividade deverá obedecer algumas premissas, tais como unidades de produção voltadas para a produção de carne a pasto, alimentação a base de pastagens e culturas destinadas à produção de volumosos de baixo custo e um sistema de produção natural certificada para responsabilidade ambiental, social e sanitária. Estas premissas revelam que a fórmula para a produção de carne no futuro passa pela aplicação de tecnologia em pastagem cultivada em países tropicais combinada com a melhor genética da raça Nelore.
É natural que neste momento de instabilidade haja certa redução de liquidez onde os preços são pressionados pra baixo. No entanto, dada à tendência futura, o melhor momento para se investir em genética Nelore é agora, pois o custo deste investimento é proporcionalmente muito baixo neste momento e será possível beneficiar-se da crescente demanda dos próximos anos.
A luz do que foi dito, podemos concluir que mesmo neste momento incerto todos os elementos mostram que produzir carne bovina será um bom negócio num futuro muito próximo, que o caminho desta produção passa obrigatoriamente pela combinação do Nelore & Pastagem tropical e que dentro de alguns poucos anos a demanda vai continuar a curva ascendente de forma importante. Portanto a hora de investir é agora. E o investimento no Nelore é garantido, pois sem dúvida nenhuma é a mais eficiente máquina de produção de carne que existe em todo o mundo tropical, e para que um bom reprodutor de corte possa transmitir com mais prepotência as suas boas qualidades produtivas ele precisa ter “raça”, daí a grande importância de se realizar o investimento com o máximo de critério, sempre a luz de muitas análises tanto no campo técnico quanto no estudo detalhado do mercado onde se pretende "navegar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário