Qualificação profissional

Minha foto
Zootecnista pela Universidade de São Paulo com Especialização em Melhoramento Genético Animal na França. Carreira profissional na Gestão Executiva de empresas nacionais e multinacionais do Setor de Genética Animal - Alta Genetics do Brasil, Sersia Brasil Inseminação Artificial, Yakult S/A Indústria e Comércio, Sete Estrelas Embriões, Fundação Bradesco - PECPLAN e Banco de Crédito Nacional - BCN Agropastoril. Na foto, um dos importantes títulos recebidos ao longo de uma carreira profissional de 27 anos de serviços prestados a pecuária de corte tropical, "Prêmio Nelore de Ouro - Personalidade Empresarial do ano".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL TEMPO FIXO



INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL TEMPO FIXO – Gestão de resultados por meio do aperfeiçoamento das biotecnologias de reprodução fazem da “ IATF - Inseminação Artificial em TEMPO FIXO” uma das mais importantes ferramentas para o aumento da rentabilidade da atividade.

A Inseminação Artificial com certeza é a mais importante técnica já desenvolvida para o melhoramento genético dos rebanhos, pela sua simplicidade, custo e impacto na transmissão de características desejáveis de importância econômica. Como evolução da técnica por meio do aperfeiçoamento dos processos de sincronização de cio e outras tecnologias o aumento da eficiência reprodutiva será determinante na resultante econômica da atividade pecuária em nosso país. Neste sentido a chamada “Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, é uma das técnicas empregadas hoje, em diversas propriedades no Brasil e no mundo, reduzindo a mão-de-obra (observação do cio), concentrando as atividades, facilitando o manejo e viabilizando a inseminação artificial, já que ocorre a diminuição do anestro pós-parto (intervalo para a apresentação do cio após o parto).
A IATF, é portanto uma tendência mundial e uma ferramenta importante para o desenvolvimento da pecuária no Brasil, pois permite ao produtor ampliar sua produtividade, podendo obter da sua matriz uma gestação por ano. É preciso ressaltar que ao adotar a técnica o produtor deve ter em mente que a sua prática nos animais depende de determinados fatores, tais como: raça, idade, condição corporal, qualidade do sêmen e conduta do inseminador. Além desses fatores, para a obtenção e garantia dos resultados, deve-se ficar atento a condição nutricional da fêmea, pois a mesma deixará de mostrar sua eficiência reprodutiva, caso sua condição nutricional seja precária.
Atualmente, o fator limitante da IATF está relacionado à viabilidade econômica da técnica, pois em algumas situações o custo-benefício pode não ser favorável, principalmente pelos custos dos medicamentos utilizados. Entretanto, o que se verifica em todo o mundo é uma redução gradativa no custo dos fármacos utilizados e novos protocolos de menor custo para a sincronização da ovulação. Assim, acredita-se que, em pouco tempo, a viabilidade econômica da IATF seja alcançada em rebanhos comerciais, já que em criações destinadas à produção de touros e/ou matrizes (maior valor agregado), tem-se verificado adequado retorno financeiro.
O mais importante para o produtor na realização do processo é a utilização de sêmen de alta qualidade para que o resultado econômico seja maximizado. A qualidade do sêmen pode ser medida em dois níveis :
1) Qualidade biológica: reforça-se a importância da utilização de sêmen industrializado pelas empresas associadas à ASBIA, que mantém um alto padrão de qualidade atendendo aos mais exigentes protocolos técnicos.
2) Qualidade genética: este parâmetro é talvez o que menos tem merecido a atenção dos produtores na hora da escolha do touro à ser utilizado, pois geralmente nos processos atuais de IATF dado aos ainda elevados custos dos fármacos existe uma tendência de se optar pelo menor preço do sêmen, comprometendo assim consideravelmente a qualidade genética do material utilizado. A aparente economia inicial de alguns reais por dose pode representar algumas centenas de reais de prejuízo no futuro tanto na produção de carne, quanto na produção de leite.
Um dos objetivos da IATF é permitir o produtor programar a inseminação dos animais, pois as fêmeas têm a sua ovulação induzida, com data marcada. Existem diferentes protocolos e a escolha do protocolo e a resposta esperada, depende dos fatores apontados acima, mas apesar das variações estes protocolos de IATF baseiam-se nos seguintes eventos básicos: Sincronização da onda de desenvolvimento folicular, Indução da luteólise e Indução da ovulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário