Qualificação profissional

Minha foto
Zootecnista pela Universidade de São Paulo com Especialização em Melhoramento Genético Animal na França. Carreira profissional na Gestão Executiva de empresas nacionais e multinacionais do Setor de Genética Animal - Alta Genetics do Brasil, Sersia Brasil Inseminação Artificial, Yakult S/A Indústria e Comércio, Sete Estrelas Embriões, Fundação Bradesco - PECPLAN e Banco de Crédito Nacional - BCN Agropastoril. Na foto, um dos importantes títulos recebidos ao longo de uma carreira profissional de 27 anos de serviços prestados a pecuária de corte tropical, "Prêmio Nelore de Ouro - Personalidade Empresarial do ano".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

PROGENEL abre espaço para uma discussão real sobre o NELORE de resultados!



O agro negócio brasileiro sofreu profundas transformações nas últimas décadas, período no qual o setor primário deixou de ser um mero provedor de alimentos in-natura e consumidor de seus próprios produtos, para ser uma atividade, integrada aos setores industriais e de serviços, e vem sendo responsável por sucessivos superávits na balança comercial.
O maior desafio atual é consolidar as vantagens competitivas, o que inclui estratégias de gestão e, sobretudo, capacidade de coordenação dos processos desde a produção até o consumo interno e acesso aos mercados globais, passando pela industrialização, logística de distribuição, varejo, exportação e pela utilização da informação como base da inteligência competitiva.
E é neste sentido que a Inseminação Artificial se apresenta como uma das principais ferramentas tecnológicas que o produtor pode lançar mão para obter ganhos econômicos expressivos, compatíveis com a realidade atual.
O aumento na produtividade da porteira pra dentro para os produtores brasileiros está na eficiência da implantação de um sistema de homogeneização e terminação precoce de toda a produção de uma propriedade, acelerando o fluxo financeiro de entrada e reduzindo os estoques ao ponto de equilíbrio. E a chave deste sistema está no estabelecimento de um Plano de melhoramento genético do rebanho.
A pecuária de corte, apesar da sua difusão em todos os estados brasileiros, ainda apresenta níveis de produção muito abaixo de seu verdadeiro potencial. As imposições da inserção do Brasil na globalização dos mercados, passarão a exigir cada vez mais do setor cada vez mais eficiência como condição essencial para a permanência do produtor na atividade. Nesse cenário de competitividade o estabelecimento de novos paradigmas torna-se essencial sobretudo a necessidade de se disponibilizar para o mercado consumidor produtos de qualidade, com padronização de forma contínua durante todo o ano, à preços acessíveis, além disso, a produção deve ser conduzida em sistemas de produção sustentáveis, ambientalmente corretos e socialmente responsáveis.
O zebu brasileiro é sem dúvida um dos maiores patrimônios genéticos existentes no mundo como base da produção de carne em ambientes tropicais, principalmente o nosso magnífico Nelore. E a intensificação nos processos de melhoramento genético do zebu brasileiro nas características específicas voltadas à produção de carne, certamente contribuirão para um importante incremento da produção de carne bovina no Brasil.
Neste sentido a iniciativa de manter funcionando um Sistema consistente de identificação e seleção de touros Nelore para serem difundidos através da inseminação artificial, mas que realmente sejam capazes de promover de forma objetiva e concreta o melhoramento genético do rebanho de nosso país, não pode passar despercebido.
O compromisso do PROGENEL é com o criador brasileiro em primeiro lugar, e hoje é uma das principais ferramentas na condução de um trabalho sério voltado ao progresso econômico de qualquer rebanho de produção eficiente, não somente em nosso país mas em todo o mundo tropical.
Em meio a tantos modismos e conselhos técnicos que se baseam muitas vezes em intuições ainda que respeitáveis em tese, o criador de Nelore recebe atualmente uma série de informações e recomendações cuja eficácia na transformação de resultados práticos é muito pequena, pelo fato de que muitas recomendações carecem de bases sólidas alicerçadas na prática da obtenção de dados confiáveis quando se trata de estimar o real valor genético de um touro. Esta prática acaba banalizando o termo "Touro Provado", e dificultando a compreensão e valorização dos programas de melhoramento genético junto a coletividade de criadores.
O PROGENEL vem sendo conduzido há mais de 11 anos dentro da mais restrita metodologia de identificar, selecionar e valorizar o resultado objetivo, fazendo atualmente com que seus resultados possam ser comprovados nos diversos Programas de Avaliação Genética espalhados pelo país, o que demonstra a consistência do trabalho.
O mais importante para a coletividade seria uma ampla e transparente discussão sobre este que é um tema de vital importância para o futuro da bovinocultura de corte em nosso país, para que técnicos, pesquisadores, criadores e empresas que atuam no comércio da genética possam utilizar parâmetros reais e inteligíveis a maioria das pessoas, para que o utilizador final deste produto possa conseguir não somente visualizar, mas principalmente receber o benefício prometido, o que certamente fortaleceria todos os elos da cadeia e proporcionaria uma valorização econômica real aos investimentos realizados no melhoramento genético desta fantástica raça Nelore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário