Qualificação profissional

Minha foto
Zootecnista pela Universidade de São Paulo com Especialização em Melhoramento Genético Animal na França. Carreira profissional na Gestão Executiva de empresas nacionais e multinacionais do Setor de Genética Animal - Alta Genetics do Brasil, Sersia Brasil Inseminação Artificial, Yakult S/A Indústria e Comércio, Sete Estrelas Embriões, Fundação Bradesco - PECPLAN e Banco de Crédito Nacional - BCN Agropastoril. Na foto, um dos importantes títulos recebidos ao longo de uma carreira profissional de 27 anos de serviços prestados a pecuária de corte tropical, "Prêmio Nelore de Ouro - Personalidade Empresarial do ano".

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sobre... Miura, o grande!



Ao publicar aqui o Miura pode parecer que eu também virei anti-touradas!
Não, de forma alguma!

Lembro-me de ter estudado esta obra na disciplina de português... já não sei em que ano foi, mas marcou-me! Marcou-me não sei bem porquê, afinal é uma crítica à covardia dos homens nas touradas, resumindo o papel do homem exactamente a isso: a uma covardia!

Mas não, é mais do que isso! Não se trata de uma crítica ao homem, mas de um hino ao touro...! É subtil, mas é este o cerne do poema: toda a atenção vai para o touro, numa suposição de como é que ele "pensa", o que é que ele sente! O touro bravo é um animal que vive toda a sua vida no silêncio da pastagem, até chegar ao verdadeiro destino da sua existência, que é a lide. Á parte do "bom ou mau" de uma tourada, do "certo ou errado" desta tradição que ultimamente tanta discussão tem trazido... como será que o touro se sente?

Miguel Torga é o único autor que conheço que se coloca na pele do touro! E não tanto para criticar os homens: antes para vangloriar a nobreza deste bicho, que se entrega totalmente perante um homem que, escondido em cima de um cavalo ou atrás de um fantasma vermelho, se confronta com ele.

E agora, leiam o poema com atenção... a ver se da próxima vez que forem a uma corrida não se lembram :
"Eu lembro-me sempre... não para ter pena do touro, mas para ter ainda mais respeito e admiração!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário